Armagedón

COMEÇA A IRA DE DEUS - Apo.11:18; Apo.15:7.

É A IRA DE SATANÁS PARA COM A IGREJA, QUE INICIARÁ NA METADE DESTA SEMANA, DEPOIS DA ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO;

Veja no livro no livro do Apocalipse, Daniel e Lucas, que diz que Cristo estará vindo para buscar os crentes no mesmo dia da batalha do Armagedon, ou seja no fim da tribulação Luc.17:29,30 Dan.7:13,14

No decorrer da história inúmeras batalhas, campanhas e guerras foram travadas por toda a terra. Algumas foram limitadas em abrangência, outras foram globais. Exércitos lutaram por causa de terra e líderes, amor e lealdade, por causas que foram justas e, na maioria das vezes, injustas. A dor, o sofrimento e a morte causados por estes conflitos e pelos que vivenciamos hoje não podem ser calculados.

A Bíblia nos diz que o futuro também será cheio de guerras. Existe um grande conflito profético que tem chamado a atenção de crentes e incrédulos no decorrer dos séculos – Armagedom. Esta batalha é profetizada como o acontecimento mais catastrófico e devastador da história humana. Quer as pessoas acreditem que acontecerá ou não, elas logo se identificam com a magnitude do seu simbolismo. Isso é comentado direta e indiretamente na literatura, no cinema, na propaganda, nos debates políticos, sermões e comentários culturais. Parece que todo mundo tem alguma noção ou idéia a respeito. Algumas das idéias são bíblicas, muitas não.

Só há um lugar onde se pode encontrar informações precisas sobre Armagedom – a Bíblia. Nas suas páginas proféticas lemos não só sobre Armagedom, mas também sobre os eventos que antecedem e seguem essa guerra final da história humana. Apesar de não termos todos os detalhes de Armagedom, recebemos um panorama geral dos planos de Deus para o futuro.

Por que a Bíblia fala de Armagedom? Porque essa batalha afirma a soberania de Deus sobre a história e nos lembra que há um propósito e plano divino que não será frustrado. Um dia Deus acertará todas as contas, julgará todo mal e estabelecerá um reino universal de justiça. A esperança dos crentes no decorrer dos séculos será realizada com a Segunda Vinda de Jesus Cristo e a derrota daqueles que se opuseram a Ele em Armagedom. É por causa dessa esperança que estudamos as profecias, esperando o cumprimento das promessas de Deus.

O Que a Bíblia Diz Sobre Armagedom?

Lemos sobre Armagedom em Daniel 11.40-45; Joel 3.9-17; Zacarias 14.1-3; Apocalipse 16.14-16. Essa grande batalha acontecerá nos últimos dias da Tribulação. João nos fala que os reis do mundo se reunirão "...para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso. ...no lugar que em hebraico se chama Armagedom" (Apocalipse 16.14,16). O local da reunião dos exércitos é a planície de Esdraelom, ao redor da colina chamada Megido, que fica no norte de Israel, a cerca de 32 quilômetros a sudeste de Haifa.

Segundo a Bíblia, grandes exércitos do Oriente e do Ocidente se reunirão nessa planície. O Anticristo reagirá a ameaças ao seu poder provenientes do sul. Ele também tentará destruir a Babilônia restabelecida no leste antes de finalmente voltar suas forças contra Jerusalém. (Durante centenas de anos a Babilônia, localizada no atual Iraque, foi uma das cidades mais importantes do mundo. Segundo Apocalipse 14.8; 16.9; e 17-18, ela será reconstruída novamente nos últimos dias como uma cidade religiosa, social, política e economicamente poderosa). Enquanto o Anticristo e seus exércitos atacarem Jerusalém, Deus intervirá e Jesus Cristo voltará. O Senhor destruirá os exércitos, capturará o Anticristo e o Falso Profeta e os lançará no lago de fogo (Apocalipse 19.11-21).

Quando o Senhor voltar, o poder e o governo do Anticristo terminarão. O Dr. Charles Dyer escreve sobre esse evento:

Daniel, Joel, Zacarias identificam Jerusalém como o local onde a batalha final entre o Anticristo e Cristo acontecerá. Todos os três prevêem que Deus intervirá na história para salvar Seu povo e destruir o exército do Anticristo em Jerusalém. Zacarias prevê que a batalha terminará quando o Messias voltar à terra e Seus pés tocarem o Monte das Oliveiras. Essa batalha termina com a Segunda Vinda de Jesus à terra... A batalha termina antes mesmo de começar.*

A batalha de Armagedom – na verdade em Jerusalém – será o combate mais anticlimático da história. À medida em que João descreve os exércitos reunidos de ambos os lados, esperamos testemunhar um conflito épico entre o bem e o mal. Mas não importa quão poderoso alguém seja na terra, tal indivíduo não é páreo para o poder de Deus.

O conflito de Armagedom será uma batalha real?

A profecia de Armagedom não é uma alegoria literária ou um mito. Armagedom será um evento real de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus. Será uma reunião de forças militares reais no Oriente Médio, numa das terras mais disputadas de todos os tempos – uma terra que nunca conheceu paz duradoura. Armagedom será também uma batalha espiritual entre as forças do bem e as do mal. Ela terá o seu desfecho com a intervenção divina e o retorno de Jesus Cristo.

COMEÇA A IRA DE DEUS - Apo.11:18; Apo.15:7.

É A IRA DE SATANÁS PARA COM A IGREJA, QUE INICIARÁ NA METADE DESTA SEMANA, DEPOIS DA ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO;

Veja no livro no livro do Apocalipse, Daniel e Lucas, que diz que Cristo estará vindo para buscar os crentes no mesmo dia da batalha do Armagedon, ou seja no fim da tribulação Luc.17:29,30 Dan.7:13,14

 

Lucas 17 foi a primeira vez que Jesus falou aos seus discípulos sobre a segunda vinda em detalhes. Se você olhar bem de perto, você verá que o assunto primário deste discurso é a vinda e estabelecimento do Reino Milenar de Cristo.

Luc. 17:20-21

20 Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino

de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência

exterior;

21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro

de vós.

O resto deste discurso é centralizado ao redor da pergunta de como e quando o Reino Milenar chegaria. Para os infiéis fariseus Por causa da sua incredulidade , não herdariam o Reino e foi quando Jesus constatou, " o Reino de Deus está dentro de vós ". O termo " dentro de vós" é mal entendido freqüentemente. Um amilenarista apontaria esta passagem para provar que o milênio séria "es pi ri tua l " de preferência a de um reino terrestre. Mas, eles entendem mal esta passagem por causa da pobre tradução da palavra "en tos" no grego. Na Bíblia " King James version "( a Bíblia em inglês) diz "dentro de você". Mas, isto não parece fazer sentido, porque os fariseus não estavam salvos. Na realidade, eles estavam tentando achar alguma falta em Jesus com as suas palavras . Assim, como é que o reino espiritual de Deus podia estar dentro deles? O verdadeiro significado desta palavra é capturado no contexto do versículo 21, se encontra logo abaixo.

Lucas 17:21

21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro

de vós.

Jesus estava se levantando contra um grupo que era antagônico para com Ele, e a idéia que Ele era o Messias e que provocaria o Reino Milenar, era contrária aos seus pensamentos . Estavam exigindo de Jesus para que fala-se quando o Reino Milenar iria acontecer. Em outras palavras eles estavam dizendo, " Se você é o Messias , onde é o seu reino? Jesus respondeu dizendo, "o Reino de Deus não virá com observações ". "vocês não o viram ,quando Eu estive no meio de vós". E Jesus sabia que os fariseus estavam perdidos, e não herdariam o Reino quando Ele veio. Ou seja, enquanto o Senhor Jesus o Messias estava presente no meio deles, Ele era a incorporação deste Reino.

Por isto ele disse, "o Reino de Deus está em seu meio ". Ele estava dizendo,"ei , você s eso olhando para o Reino de Deus"! Agora, isto não significa que o Reino de Deus nunca "virá com observações" . Ele quis dizer que o Reino dele não viria desta maneira, ou seja, na Sua primeira vinda.

Jõao 18:36

36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entre tanto o me u reino  não é daqu i.

A palavra chave daqui é que agora , Jesus estava dizendo que na Sua primeira vinda , o Reino dele não viria como um Reino físico. Esta implantação e que viria muito tempo depois nos últimos dias, ou seja na Sua segunda vinda (Parousia) .

Esta discussão entre os fariseus enfurecidos aconteceu na presença dos discípulos que também estavam esperando o Reino Milenar acontecer.

Alguns deles estavam interessados até mesmo onde eles se sentariam em relação ao trono de Jesus no seu Reino , [Mat. 20:21, & Lucas 22:24-30].

Sem nenhuma dúvida, Jesus respondeu aos fariseus e causou grande preocupação. Jesus entendeu a preocupação deles, e se virou para a eles e disse;

Lucas 22: 24,30

22 Então disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos

dias do Filho do homem, e não o vereis.

23 Dir-vos-ão: Ei-lo ali! ou: Ei-lo aqui! não vades, nem os sigais;

24 pois, assim como o relâmpago, reluzindo em uma extremidade do

céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do

homem no seu dia

25 Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e

que seja rejeitado por esta geração.

Você pode ver o que Jesus está dizendo aqui? Ele estava contando para o fariseus que Ele não precisaria mostrar Reino como prova que ele era o Messias, e que eles não viram este Reino , porque Ele era e é a incorporação deste Reino, enquanto esteve no meio deles. Então, sabendo da preocupação dos seus discípulos, Ele se virou para os mesmos, e assegurou que o Reino dele realmente viria, e viria como com grande poder e gloria, mas na Sua segunda vinda. Entretanto, primeiro Ele teria que ser rejeitado por aquela geração.

Seguindo este raciocínio, Jesus começou a compartilhar com os

discípulos mais detalhes da Sua segunda vinda pela primeira vez.

Lucas 17:26-30

26 Como acontece nos dias de Noé, assim também será nos dias do

Filho do home m.

27 Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, AT É O DIA

em qu e No é entrou na arca e veio o dilúvio e os destruiu a todos .

28 Como também da mesma forma aconteceu nos dias de Ló:

comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;

29 mas no mesmo dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu

fog o e enxofre, e os destruiu a todos;

30 assim será no dia em que o Filho do homem se há de

manifestar.

Jesus enfatizou aqui o fato que o justo será arrebatado da terra no

mesmo dia que os desobedientes da sua palavra forem destruído. A

destruição súbita e total mencionada por Jesus só pode recorrer minutos antes da batalha de Armagedon, quando Jesus destruirá o Anticristo e os exércitos dele, Apocalipse 19:11-21;

11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro ; e julga a peleja com justiça.

12 Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo

qual se chama é o Verbo de Deus .

14 Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e

vestidos de linho fino, branco e puro.

15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do De us To do -Pod er oso .

16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e

Senhor do s senhores.

17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a

Todas as aves que voava pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para

agrande ceia de Deus,

18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes.

19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército.

20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que

estava montado no cavalo; e todas as aves se fartar das carnes

deles .

O arrebatamento do justo acontecerá " no mesmo dia " e é lógico

colocar esta libertação de forma supernatural imediatamente também

no mesmo dia da batalha de Armageddon.

Jesus usou Noé e Ló como ilustração como e quando ocorrerá o arrebatamento, enquanto o perverso e desobediente a sua palavra serão destruídos. Esta é uma advertência muito séria e também um encorajamento para os escolhidos que forem arrebatados até as nuvens para encontrar o Senhor Jesus nos ares, enquanto que aos desobedientes serão levados para um lugar para serem destruídos. No caso de Noé e sua família, eles foram poupados da destruição por causa da salvação que Deus providenciou, no mesmo dia do dilúvio onde "A  ARCA"

flutuou sobre as águas e por outro lado, os homens ímpios foram

deixados para se afogarem (Gênesis cap.6 e cap.7)

No caso de Ló e sua família, no mesmo dia foram escoltado para

fora da cidade pelos anjos, enquanto os homens ímpios foram

destruídos pela chuva de enxofre e fogo vindas dos céus (Gênesis-

19:1;29) .

Estes exemplos mostram claramente como estes eventos deveriam ser entendidos. Os justos juntamente com os mortos ressuscitados em Cristo serão arrebatados de forma sobrenatural no mesmo dia, logo minutos antes do julgamento de Cristo cair sobre a terra. Veja que Jesus deu no evangelho de Lucas, detalhes como os justos seriam removidos da cena do julgamento final.

Lucas 17:31-37

31 Naquele dia, quem estiver no eirado, tendo os seus bens em casa, não desça para tirá-los; e, da mesma sorte, o que estiver no campo, não volte para trás.

32 Lembra i -v os da mulher de Ló .

33 Qualquer que procurar preservar a sua vida, perdê-la-á, e

qualquer que a perder , conservá-la-á.

34 Digo-vos: Naquela noite estarão dois numa cama; um será  tomado, e o

outro  se rá deixa do .

35 Duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e a outra  será

deixa da.

36 Dois homens estarão no campo; um se rá tom ad o, e o outro será

deixa do.

37 Perguntaram-lhe: Onde , Senhor? E respondeu-lhes: Onde estiver o

corpo, aí se ajuntarão também os abutres. (ver logo abaixo Apo.

19: 17,21)

Aqui nesta passagem nós achamos o primeiro lugar onde Jesus descreveu o arrebatamento ao seus discípulos. Note que os justos serão "l e v a d o s" de forma sobrenatural através do poder de Deus, das camas , dos campos e dos trabalhos, enquanto o iníquo será deixado para trás. Talvez o fato que alguns estão no trabalho, enquanto outros estarão dormindo, indica que isto acontecerá de repente em todo o mundo, não importando onde os escolhidos estejam.

A curiosidade dos discípulos começou a aumentar e eles perguntam, "

Onde será o arrebatamento Senhor Deus? " [Luc.17:37]. Em outras

palavras: Senhor Jesus, esta cena do arrebatamento que acabaste de

falar, de pessoas sendo levadas das suas camas, trabalho, etc Onde e

Quando ocorrerá?

A resposta de Jesus talvez mostrou-se surpreendente a princípio. A idéia de corpos morto sendo comidos por abutres parece fora do lugar. Mas isto talvez fez sentido para os discípulos a princípio. Eles deveriam estar familiarizados com uma profecia de Ezequiel, sobre a vinda do julgamento do Messias para instituir o Seu Reino.

Nesta passagem aborda o assunto do momento em que as nações se

ajuntarão contra Israel, Ezequiel escreveu:

Ezequiel 39:4

4 Nos montes de Israel cairás, tu e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina de toda espécie e aos animais do campo te darei, para que te devorem.

5 Sobre a face do campo cairás; porque eu falei, diz o Senhor Deus.

6 E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros

nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor.

7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

8 Eis que isso vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de

que tenho falad o.

9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e com as armas acenderão o fogo, e queimarão os escudos e os paveses, os arcos e as flechas, os bastões de mão e as lanças; acenderão o fogo com tudo isso por sete anos;

10 e não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus.

11 Naquele dia darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale

dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe

chamarão o Vale de Hamom-Gogue.

12 E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a

terra.

13 Sim, todo o povo da terra os enterrará; e isto lhes servirá de fama,

no dia em que eu for glorifica do, diz o Senhor Deus.

14 Separarão, pois, homens que incessantemente percorrerão a terra, para que sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem. Depois de passados sete meses, farão a busca;

15 e quando percorrerem a terra, vendo alguém um osso de homem, levantar-lhe-á ao pé um sinal, até que os enterradores o enterrem no Vale de Hamom-Gogue.

16 E também o nome da cidade será Hamona. Assim purificarão a terra.

17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves

de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde;

ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.

18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.

João também descreveu esta cena no apocalipse:

Apocalipse 19:17;18

17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voava pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus,

18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes.

Então nos vemos por esta passagem que os justos serão retirados de toda terra e irão se encontrar em um único local, e que local? Assim foi a pergunta dos apóstolos sobre o arrebatamento da igreja, que foi prontamente respondida por Jesus, e nós vemos que os escolhidos (MT

24:31), serão recolhidos "arrebatados" ao redor do mundo, e serão