Josue 10.14

14/01/2013 17:44

PORQUE DEUS LEVOU A SÉRIO A ORAÇÃO DE JOSUÉ ?

Josué 10:14

“Não houve dia semelhante a esse, nem antes e nem depois dele, atendendo o Senhor assim à voz de um homem. Certamente o Senhor pelejava pôr Israel.”

A história relata que determinado dia, quando Josué guerreava contra os 05 poderosos exércitos dos amorreus, e prevalecia na guerra, precisava da claridade do dia para confirmar a vitória destruindo todos os inimigos. Então, ele orou pedindo que o sol parasse em Gibeom e a lua aguardasse no vale de Aijalom. Deus atendeu a oração de Josué contrariando as leis da natureza que ele mesmo havia estabelecido. Foi um dia sem igual !

Porque o Senhor atendeu a um pedido tão absurdo para que algo tão sobrenatural acontecesse ? A resposta é simples. Josué era um homem que levava a sério os absurdos que o Senhor ordenava à ele, portanto, o próprio Deus via-se no compromisso de atender o pedido absurdo de seu servo.

Vemos Josué paralisando a empreitada de entrar na terra prometida, arrefecendo os ânimos do povo que por 40 anos aguardava aquele momento, apenas para cumprir a ordem divina da circuncisão de todos os homens de Israel ( Josué 5:2); depois ele celebra a Páscoa em comemoração à saída do Egito( Josué 5:10), ordem essa dada a Moisés 40 anos atrás, da qual Josué não havia se esquecido. Isso adiou a tão esperada entrada na terra prometida, causando descontentamento no povo que ansiosamente desejava invadir Jericó. Como se esses absurdos de Deus não fossem suficientes, ainda lhe é ordenado dar voltas nas muralhas de Jericó por sete dias e através de um ritual louco de tocar trombetas e gritar derrubar os resistentes muros que protegiam a cidade que era porta de entrada de Canaã (Josué 6: 3-5). Depois o Senhor ordena não pegar nada da rica cidade que havia sido tomada, e por fim manda Josué lutar contra os o5 exércitos mais poderosos na terra durante aquela época.

A tudo isso Josué respondeu positivamente sem questionar gerando dessa maneira uma relação de obediência incondicional ao Senhor, o que lhe conferiu a ousadia de pedir o absurdo: “...Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom.” (Josué 10:12).

De maneira pratica podemos absorver a lição de que quando levamos à sério a voz do Senhor, Ele também leva à sério as nossas orações, mesmo quando os pedidos são coisas sobrenaturais e absurdas aos olhos humanos.

Josué levou a sério e obedeceu aos absurdos de Deus, por isso quando orou pedindo algo fora do comum, o Senhor atendeu e fez daquele dia um dia sem igual na história da humanidade.


Tweet